((V)) Ministro Joaquim Barbosa quer Judiciário forte para defesa da democracia

Presidente do STF fez discurso de inauguração da abertura do judiciário nesta sexta-feira (01.02.2013).O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Joaquim Barbosa, defendeu o fortalecimento
da Justiça para efetivar a democracia, durante a solenidade de abertura do ano judiciário, nesta sexta-feira (1º), no plenário do STF.

((V)) Ceará VermelhoTV - JUSTIÇA


Ministro Joaquim Barbosa quer Judiciário forte para defesa da democracia
Da Agência CNJ de Notícias

Presidente do STF fez discurso de inauguração da abertura do judiciário nesta sexta-feira (01.02.2013).O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Joaquim Barbosa, defendeu o fortalecimento da Justiça para efetivar a democracia, durante a solenidade de abertura do ano judiciário, nesta sexta-feira (1º), no plenário do STF.

“O Poder Judiciário é fundamental para a defesa e a efetivação dos princípios democráticos.”

“Todo o esforço para se ter uma justiça melhor só trará resultados se tivermos a valorização da figura do magistrado e do papel dos milhares de servidores do Poder Judiciário”.

Segundo o ministro, o aprimoramento da Justiça está relacionado à valorização dos seus recursos humanos.

Barbosa atribuiu a melhoria da Justiça brasileira ao "aprimoramento técnico e jurídico, à segurança no exercício das suas funções e à justa remuneração, bem como à atuação livre e independente". Do ponto de vista institucional, o presidente do STF e do CNJ lembrou a necessidade de "mudanças tecnológicas, estruturais e de mentalidade" para tornar o sistema jurídico, mais justo, mais racional e mais compreensível".Ele lembrou que só o STF tem um acervo de mais de 65 mil processos aguardando julgamento.

Disse ainda que há mais de 700 processos já devidamente incluídos na pauta publicada no Diário da Justiça e aguardando agendamento no plenário da Suprema Corte.

Ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento, o ministro pediu "integração harmônica" entre os poderes da República, mas, com respeito, à "independência e à autoridade da Justiça" como meio de assegurar os princípios constitucionais.

O vice-presidente da República reiterou a defesa da autonomia harmônica entre os poderes feita pelo ministro Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse AGORA! Compartilhe!

Universo Acesse TV

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Comente e indique o Ceará Vermelho para os seus amigos no Facebook. Vlw!